Não podemos negar que, hoje, a atenção é um recurso escasso. E, em meio a isso, encontrar momentos genuínos de conexão com o público tornou-se um desafio para as marcas. No entanto, há um espaço muitas vezes subestimado que oferece uma oportunidade única de engajamento: os terminais de ônibus.
Diariamente, milhões de pessoas transitam por terminais de ônibus em todo o Brasil. Esses locais não são apenas pontos de passagem, mas verdadeiros hubs de interação social e econômica. Só em São Paulo, são 2,4 milhões de passageiros por dia, segundo a SPTrans.
Esse público, que passa invariavelmente pelos terminais, pelo menos 2 vezes por dia, é diversificado, economicamente ativo e, muitas vezes, está em momentos de espera, o que aumenta a receptividade a mensagens publicitárias.
É por isso que, aqui na RZK, priorizamos instalar os painéis em terminais urbanos e aproveitamos para fazer pesquisas com o público frequentemente. Com base nelas, descobrimos que nossas campanhas podem atingir até 60 milhões de impactos semanais, com cobertura de 800 quilômetros quadrados na Grande São Paulo, alcançando 49% da população adulta.
E esse número só tende a aumentar, considerando que temos painéis instalados também em vários terminais do Recife e acabamos de chegar a Brasília. No total, nossas pesquisas indicam que esses consumidores movimentam mais de R$ 108 bilhões por ano em setores essenciais e aspiracionais, como supermercado, turismo, e-commerce, beleza e streaming.
A tecnologia como aliada da publicidade
Aqui na RZK Digital, utilizamos um ecossistema tecnológico integrado para coletar, tratar e interpretar dados em tempo real.
Com sensores de presença, pesquisas via Wi-Fi social e algoritmos próprios, é possível mensurar a audiência com alta confiabilidade, permitindo campanhas segmentadas e integradas à mídia programática.
Essa abordagem transforma a mídia DOOH de um canal complementar para um canal de performance, onde a mensuração precisa de audiência se consolida como critério central para a compra de mídia.
Isso tudo é feito para permitir que as marcas estejam presentes no cotidiano das pessoas, impactando-as em momentos de atenção e receptividade.
Além disso, a possibilidade de adaptar campanhas em tempo real, considerando variáveis como clima, horário e comportamento da audiência, aumenta a relevância das mensagens e potencializa os resultados.
Transformar o tempo de espera em impacto real é mais do que uma estratégia inteligente; é uma necessidade em um mercado cada vez mais competitivo.