Programática
Programática em DOOH (Digital Out-of-Home) é uma abordagem de publicidade que combina as vantagens da mídia programática com contexto e localização do mundo físico, características da mídia exterior digital. Trata-se da automação e otimização do processo de compra, veiculação e gerenciamento de anúncios em telas digitais localizadas em espaços públicos, como pontos de transporte urbano, shoppings, aeroportos e outros locais de grande circulação.
Nesse contexto, a programática no DOOH permite que os anunciantes direcionem seus anúncios de forma precisa e eficaz para públicos específicos, utilizando dados em tempo real para otimizar a veiculação e segmentação. A automação desse processo traz agilidade, flexibilidade e eficiência, permitindo ajustes em tempo real com base em informações como audiência, contexto e outras variáveis.
Por meio de plataformas programáticas, como as Demand-Side Platforms (DSPs) ou Ad-Exchanges, os anunciantes podem acessar inventários de telas digitais, definir estratégias de segmentação, definir orçamentos e realizar compras garantidas ou leilões em tempo real para a aquisição de espaços publicitários. A utilização dessas plataformas contribui para uma veiculação mais relevante e direcionada, aumentando a eficácia das campanhas de DOOH.
Na RZK Digital a mídia programática é mensurada em um sistema de audiência em tempo real que é um modelo de referência no Brasil e internacionalmente por utilizar múltiplos sensores nas localidades e enriquecimento desses dados com bases de terceiros. Adicionalmente, esse sistema equipa 100% das telas, de forma que os dados de nenhuma localidade são extrapolados a partir de outras.
Dessa maneira a contabilidade de impressões é totalmente transparente, de acordo com padrões internacionais e elaborada com privacidade por design. Com impactos garantidos e métricas com alta fidelidade para além de inserções, a RZK Digital contribui para o avanço do pDOOH nos canais omnichannel programáticos.
Vantagens da Mídia Programática em DOOH
A mídia programática em DOOH oferece uma série de vantagens significativas para os anunciantes e marcas. Algumas das principais vantagens incluem:
- Precisão e Segmentação: A pDOOH permite que os anunciantes atinjam audiências altamente segmentadas em horários e localidades específicas com o uso de dados demográficos, comportamentais e geográficos. Isso resulta em campanhas mais relevantes e eficazes.
- Flexibilidade: A abordagem programática permite que os anunciantes ajustem suas campanhas em tempo real, respondendo a eventos atuais, condições climáticas, horários específicos e outras variáveis. Isso possibilita uma comunicação mais dinâmica e relevante.
- Otimização em Tempo Real: A abordagem programática permite que os anunciantes ajustem suas campanhas em tempo real, respondendo a eventos atuais como níveis de inventários de produtos em promoção, quantidade de pessoas em frente as telas, condições climáticas ou resultados esportivos. Isso possibilita otimizar campanhas com base no desempenho em andamento e maximizar a eficácia e o ROI da campanha.
- Mensurabilidade: A utilização de sensores em tempo real junto as telas, assim como dados de pesquisa, permitem oferecer métricas detalhadas sobre o impacto real das campanhas, incluindo impactos, alcance, frequência, fluxo e tempo de permanência. Isso facilita a avaliação do sucesso da campanha e a tomada de decisões informadas.
- Eficiência na Compra: A compra automatizada por meio de plataformas digitais e a possibilidade de compra por leilões em tempo real permite uma alocação eficiente do orçamento, com lances competitivos que ajudam a obter um valor otimizado pelos espaços publicitários.
- Integração Multicanal: A mídia programática em DOOH pode ser integrada a estratégias multicanal, garantindo uma abordagem coesa e consistente em todos os pontos de contato com o público. O conjunto Full Metrics da RZK é o primeiro do mundo a oferecer métricas DOOH comparáveis ao online, mobile e CTV. Isso permite que o investimento em diversos meios digitais possa ser diretamente comparado com o investimento em DOOH.
- Personalização Criativa: A pDOOH permite a veiculação de anúncios altamente personalizados e criativos, como vídeos, imagens em movimento e conteúdo dinâmico web, proporcionando uma experiência relevante e visualmente atraente.
- Agilidade: A automação e a agilidade da pDOOH permite que as marcas se adaptem rapidamente a mudanças nas condições do mercado, eventos atuais ou oportunidades de curto prazo. Ao utilizar tecnologias comercialmente disponíveis líderes em seus segmentos que se mantém constantemente atualizadas, a RZK reverte seus esforços de desenvolvimento para ás demandas de seus clientes nas áreas de ciência de dados e inovação.
- Transparência e Privacidade: As plataformas programáticas oferecem visibilidade sobre a veiculação dos anúncios, locais de exibição e resultados da campanha, garantindo uma maior transparência nas operações. As fontes de dados da RZK são armazenadas em data-lake DOOH e transformadas para as diversas moedas de audiência. Todas as transformações desde os dados de origem são mantidos para verificação por terceiros. Todos os dados de origem são anônimos ou anonimizados em suas fontes.